Dicas

Movimento Júnior português: garanta desenvolvimento profissional para você!

O Movimento Júnior português é um importante serviço voltado aos universitários portugueses que querem empreender e saber mais sobre esse universo. Então, continue lendo e conheça tudo sobre ele!

Anúncios

Saiba o que é o Movimento Júnior em Portugal para jovens empreendedores!

Saiba tudo sobre o Movimento Júnior português para universitários! Fonte: Facebook JE Portugal.

Quem sonha em empreender pode encontrar no Movimento Júnior Português o apoio necessário para dar os primeiros passos e conhecer o mercado.

Afinal, ele regula e dá assistência às organizações sem fins lucrativos que tenham à frente universitários. Então saiba mais sobre o assunto aqui!

abrir conta Bankinter

Como abrir sua conta Bankinter Jovens?

A conta Bankinter Jovens não possui taxas, conta com opções de crédito e débito e habilitado para compras internacionais. Veja como abrir a sua!

Esse movimento não é uma novidade, pois existe há mais de 3 décadas em Portugal. Contudo, em 2012 passou a ter um órgão regulador, de forma que seu desenvolvimento foi latente desde então.

O que é o Movimento Júnior português?

O Movimento Júnior português se inspira no primeiro Movimento Júnior, que nasceu na França ainda na década de 1960. Mais especificamente em Paris, em 1967. Em terras portuguesas, então, o movimento chegou em 1990.

Isso se deu com a fundação da primeira empresa júnior no território português. Em resumo, esse formato de empresa é universitário e gerido por universitários, que prestam serviços a empresas e particulares e passam a ter os primeiros contatos com o mercado.

Então, em 2012 surgiu a JE Portugal, que corresponde à Junior Enterprises Portugal, que atua como uma federação que dá assistência às unidades de empresas juniores e as regulamenta.

Portanto, quando falamos em Movimento Júnior estamos falando no apoio que é dados às empresas universitárias.

Como funciona o Movimento Júnior em Portugal?

Grupos de cinco jovens, de roupa social, animados e fazendo gestos de comemoração. Simbolizando o Movimento Júnior português
O Movimento Júnior é uma excelente iniciativa para desenvolvimento profissional de universitários. Fonte: Canva.

Primeiramente, o Movimento Júnior se refere à organização de normas e requisitos para a atuação de uma Júnior Empresa.

Esta, por sua vez, nada mais é do que uma organização que não possui fins lucrativos. Ela deve ter, necessariamente, gestão por universitários.

Aliás, essa gestão é exlcusiva deles. Dessa forma, as empresas juniores prestam serviços a empresas e instituições, bem como a particulares.

Com isso, elas promovem o ensino na prática, de modo a colocar os estudantes em contato com o mercado.

Assim, eles desenvolvem experiências profissionais, bem como aprendem a lidar, no dia a dia, com negociações, administração e várias outras questões.

E o Movimento Júnior Português atua de modo a fomentar o desenvolvimento dessas empresas. Sendo assim, ele tem como missão promover a expansão das empresas universitárias, bem como a criação de novas unidades delas.

Igualmente, representa essas empresas perante os movimentos de empresas estudantis na Europa e no mundo.

Quais são os benefícios do Movimento Júnior em Portugal?

De modo geral, o Movimento Júnior Português atua de modo a complementar a educação dos estudantes universitários inseridos nas empresas juniores. Assim, auxilia no desenvolvimento de projetos, bem como os fomenta.

O Movimento representa as Júnior Empresas de forma institucional diante de stakeholders. Além disso, incentiva os empreendimentos e auxilia no desenvolvimento das capacidades necessárias para que eles realmente sejam possíveis.

Outro ponto interessante do Movimento Júnior Português é que ele promove eventos que são essenciais aos universitários.

Inclusive, neles é possível não apenas ganhar ainda mais conhecimento em palestras, mas também trocar experiências e promover o networking.

O Movimento, então, dedica-se a apoiar e fomentar o desenvolvimento dessas empresas universitárias sem fins lucrativos.

Nesse sentido, busca preparar os universitários para sua futura entrada no mercado de trabalho, oferecendo conhecimentos e experiências.

Conheça as empresas que fazem parte do Movimento Júnior em Portugal

Grupo de jovens de roupa social, dando as mãos num gesto de incentivo em grupo, simbolizando o Movimento Júnior português
Saiba mais sobre o Movimento Júnior português. Fonte: Canva.

O Movimento Júnior Português volta-se, sempre, às empresas universitárias. É ele que determina quais são os projetos que podem se tornar empresas, bem como regras de atuação. Portanto, conhecê-lo é essencial para quem sonha em entrar nesse tipo de organização.

Ainda, o Movimento se destaca por dar todo o apoio que essas empresas sem fins lucrativos demandam. Com isso, prepara universitários para adentrarem no mercado de trabalho com experiências e conhecimentos obtidos na gestão da Júnior Empresa.

Atualmente o Movimento Júnior Português representa 22 Júnior Empresas que pertencem a 15 universidades diferentes. Assim, ao todo são 1028 universitários que são representados por ele. Eles apresentam, anualmente, 242 projetos.

As Júnior Empresas – todas elas gerenciadas por universitários e atreladas a instituições de ensino superior – se dividem em vários grupos. Eles se diferenciam quanto à área de atuação. Confira quais são eles:

  • Consultoria;
  • Consultoria de Marketing;
  • Consultoria Desportiva e Nutricional;
  • Contultoria e Desenvolvimento Tecnológico;
  • Organização de Eventos.

Saiba quais são as empresas abarcadas nos itens abaixo!

Empresas Júnior de Consultoria

Veja quais são as empresas que compõem o primeiro grupo representado pelo Movimento Júnior Português:

  • Aveiro Smart Business;
  • Católica Studentes Consulting;
  • FEP Junior Consulting;
  • ISCAC Junior Solutions;
  • ISCTE Junior Consulting;
  • ISEG Junior Business Consulting;
  • JEEFEUC;
  • Nova Junior Consulting;
  • UTAD Solutions Consulting;
  • Young Minho Enterprise.

Empresas Júnior de Consultoria de Marketing

Já na Consultoria de Marketing há um único representante, que se ilustra pela Base IPAM.

Empresas Júnior de Consultoria Desportiva e Nutricional

Assim como no caso anterior, no que diz respeito à consultoria desportiva e nutricional o Movimento Júnior Português também conta com apenas uma representante. Ela é a SUNIporto.

Empresas Júnior de Desenvolvimento Tecnológico

Então confira os representantes das empresas juniores portuguesas na área de desenvolvimento tecnológico:

  • EPIC Júnior;
  • jeKnowledge;
  • JuniFEUP;
  • JUNITEC;
  • STAR Junior Enterprise.

Organização de Eventos

Por fim, confira as empresas que fazem parte do Movimento Júnior Português no nicho de organização de eventos:

  • Iuris FDUP Junior;
  • LisbonPH;
  • SUNIporto.

Quer saber mais sobre produtos financeiros para jovens?

Enfim, saiba que hoje existem diversos serviços e produtos exclusivos para jovens, universitários ou não! Por exemplo, você pode encontrar cartões de créditos para estudantes!

Aliás, se tem interesse em um, clique abaixo e confira como solicitar o cartão Caixa ISIC. Ele tem bandeira Visa internacional e te dá acesso a seguros, então vale a pena!

Pessoa segurando cartão Caixa ISIC, xícara de café e fone de ouvido

Como solicitar o cartão Caixa ISIC para estudantes?

Solicitar o cartão Caixa ISIC para estudantes é simples! Aprenda o passo a passo e aproveite suas vantagens, como bandeira Visa internacional e seguros!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conta Aforro: o que é?

Sabe o que é Conta Aforro? Aqui nós te explicamos. Essa é uma forma segura de subscrever seus Certificados de Aforro. Seja um investidor!

Continue lendo
content

Como aplicar em vagas de emprego no Lidl?

Está na dúvida sobre como aplicar em vagas no supermercado Lidl? Todo o processo de envio do currículo é online e muito prático!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Millennium BCP Classic

O cartão Millennium BCP Classic é uma boa oportunidade para conseguir crédito morando fora do Brasil! Quer saber mais? Veja mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Crédito Habitação BPI: para comprar, construir ou reformar

O Crédito Habitação BPI pode ajudar você a tirar do papel o sonho de comprar, construir ou reformar sua casa! Conheça tudo sobre ele.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Netshoes

O cartão de crédito Netshoes é conta com benefícios exclusivos na Netshoes e condições especiais para clientes Itaú. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Como solicitar o Crédito habitação Millennium BCP?

O crédito habitação Millennium BCP é indicado para pessoas que buscam praticidade e segurança ao comprar um imóvel. Veja como contratá-lo!

Continue lendo