Dicas

Cadastro NISS Digital: O que é e como pedir?

O NISS é o único meio de obter direitos da Segurança Social e ainda poder solicitar sua Autorização de Residência em Portugal. Para atrair mais contribuintes estrangeiros, agora ele pode ser feito online!

Anúncios

Descubra o que é o Cadastro NISS Digital para cidadão estrangeiro

Mulher com a mão no queixo sorrindo e olhando computador
Então, saiba como funciona o cadastro! Fonte: Segurança Social.

O cadastro do NISS, Número de Identificação de Segurança Social, está disponível de modo digital para o cidadão estrangeiro que queira trabalhar em Portugal!

Assim, se você não tem cidadania portuguesa, mas trabalha no país e quer ter direitos da Segurança Social, fique atento!

Três pessoas sorrindo olhando tela de computador

Como fazer o Cadastro NISS digital para cidadão estrangeiro?

Se cadastrar para receber um NISS agora é muito mais fácil para quem é estrangeiro. Basta você preencher um formulário online no sítio da Segurança Social.

Afinal, NISS é fundamental para conseguir um emprego. Além disso, ele traz a oportunidade de usufruir de outros direitos, não apenas os trabalhistas.

Assim, a partir desse ano qualquer cidadão estrangeiro pode fazer o pedido através de um formulário no sítio da Segurança Social! Quer saber mais? Continue lendo e entenda como funciona!

Como funciona o Cadastro NISS digital?

Mulher de óculos sorrindo
Afinal, o que é esse documento? Fonte: Segurança Social.

Pois bem, o NISS, Número de Identificação de Segurança Social, é o número que te permite ser reconhecido pela Segurança Social e acessar todos os benefícios empregatícios.

No caso de cidadãos portugueses, o NISS já é atribuído no momento em que se faz a solicitação do Cartão de Cidadão. No entanto, os cidadãos estrangeiros precisam fazer o cadastro do NISS para poder trabalhar no país.

Assim, até pouco tempo atrás, o pedido só podia ser realizado presencialmente, mas agora você pode pedir digitalmente. Não é muito prático? Essa é uma tentativa de diminuir a burocratização do Estado português!

Ademais, com seu NISS em mãos, você pode tentar obter a sua Autorização de Residência no país. Isso sem contar com o acesso a direitos da Segurança Social, como o seguro desemprego.

Quem pode pedir o NISS?

Qualquer cidadão que não tenha Cartão de Cidadão, ou estrangeiro que ainda não tenha feito a solicitação do NISS pode fazer o cadastro digital.

Além disso, você pode solicitar o NISS como representante legal de outra pessoa! Mas, para isso, você precisa enviar um documento que te autoriza a ser representante legal! Você encontra essa declaração no sítio da Segurança Social.

Da mesma forma, entidades empregadoras também podem fazer a solicitação como representantes legais de seus funcionários!

Ademais, na hora de retirar seu NISS, não é possível enviar representantes legais. Isso deve ser feito pelo próprio requerente! Então, fique atento!

Como solicitar o Cadastro NISS para cidadão estrangeiro?

O que achou das informações sobre a novidade no cadastro digital do NISS para estrangeiros? Pois, agora ficou mais fácil fazer sua solicitação com o processo totalmente digital.

Assim, você só precisa acessar o sítio da Segurança Social e preencher o formulário disponível! Não é simples?

Então, aproveite e confira mais informações no nosso passo a passo detalhado! Assim, faça seu cadastro com toda a segurança, descubra quais documentos e quais informações você precisa oferecer.

Além disso, confira todos os detalhes! Clique no link abaixo para saber mais!

Três pessoas sorrindo olhando tela de computador

Como fazer o Cadastro NISS digital para cidadão estrangeiro?

Se cadastrar para receber um NISS agora é muito mais fácil para quem é estrangeiro. Basta você preencher um formulário online no sítio da Segurança Social.

Sobre o autor  /  Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por  / 

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Unibanco Life ou Unibanco Clássico: qual o melhor cartão?

Unibanco Life ou Unibanco Clássico, qual escolher? Veja o comparativo completo dos cartões e aproveite programa de pontos, descontos e mais!

Continue lendo
content

Como ter redução da retenção de IRS: saiba mais!

Quer ter uma redução na retenção do seu IRS? Caso você tenha crédito à habitação, você pode fazer a solicitação através do seu empregador!

Continue lendo
content

Como pedir o cartão de crédito Millennium BCP Go?

Pedir o cartão Millennium BCP Go é simples e você aproveita todas suas vantagens, como tecnologia NFC e programa Cash Advance. Veja como!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como aderir à corretora Oanda?

Aderir à Oanda é simples! Ela é uma plataforma de negociação de ativos diversos, especialmente de Forex. Clique e veja como abrir a conta!

Continue lendo
content

Conheça o ActivoTrader: um auxílio para você investir e fazer seu dinheiro render

Se você tem interesse em uma proposta de investimentos diferenciada, conheça a ActivoTrader, plataforma do ActivoBank!

Continue lendo
content

Como solicitar o Crédito Creditas?

Saiba hoje mesmo como obter o crédito Creditas sem sair de casa e sem burocracia, a juros baixos e até 240 meses para quitar.

Continue lendo