Educação Financeira

Certificados de Aforro: o que são e quanto rendem?

Para quem está em busca de novos investimentos ou está começando a investir, os Certificados de Aforro são perfeitos. Veja como funciona.

Anúncios

Certificados de Aforro: faça investimentos seguros!

Mulher segurando porquinho de louça e colocando moeda
Então, veja como funciona antes de investir! Fonte: AdobeStock.

Quer saber o que são os Certificados de Aforro e quanto rendem? Esse é um ótimo investimento para quem está procurando títulos com baixo risco.

Assim, com juros compostos e rendimento trimestral, os Certificados de Aforro são uma das opções mais procuradas por pequenos investidores. Esse tipo de investimento é realizado desde 1960.

imagem com fundo escuro com o logo da casa de investimentos

Corretora Casa de Investimentos: veja seu dinheiro crescer e garanta seu futuro

A Casa de Investimentos ajuda você a encontrar as melhores alternativas para o seu dinheiro crescer. Conheça a opção e tenha maior rentabilidade, além do auxílio de especialistas do mercado.

Além disso, existem diversos tipos de séries condizentes com períodos históricos específicos. Assim, atualmente a série que circula no mercado para subscrição é a série E. As outras não estão mais disponíveis.

Então, todas as informações desse texto são relativas à série mais recente. Contudo, se você tem um investimento em outra série verifique suas regras específicas. Quer mais informações para fazer seu investimento? Então continue lendo.

O que é Certificados de Aforro?

Pessoa investindo com gráficos subindo na tela
Afinal, o que são os certificados? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, os Certificados de Aforro são títulos de dívida pública que rendem de forma controlável. Mas, o que isso significa?

Quando você adquire Certificados de Aforro, você está emprestando dinheiro ao Estado Português. Assim, você recebe o juros do dinheiro em retorno. Este é um investimento de risco praticamente nulo.

Isso porque o Estado oferece a garantia de pagamento. Além disso, essa é uma ótima opção para famílias e pessoas que querem começar a poupar. Por isso, ele é muito fácil de subscrever e resgatar.

Por outro lado, existe uma cobrança de impostos sobre o rendimento trimestral, são 28% do lucro. Contudo, o valor que você recebe já tem a taxa do imposto descontada.

Duração

Aliás, o investimento funciona trimestralmente, de acordo com os juros.

Ou seja, quando você faz a aquisição de certificados de aforro, pode retirar o montante investido mais os juros em três meses.

Contudo, o período de investimento total é de 10 anos. Ademais, existem diversos mecanismos para te beneficiar quanto mais tempo você deixar seu dinheiro investido.

Além disso, não existe nenhum encargo ou punição por retirar o valor antes dos 10 anos.

Quem pode adquirir?

Qualquer pessoa pode adquirir os Certificados de Aforro. Você só precisa disponibilizar alguns documentos. Menores de idade, inclusive, também podem ter Certificados de Aforro.

Contudo, não podem amortizar antes de chegarem aos 18 anos, a não ser que sejam emancipados. Aliás, é possível adquirir o investimento para si ou para terceiros, mediante preenchimento de formulário disponível.

Ademais, esses são títulos não-transmissíveis. Ou seja, você não pode revendê-los ou dá-los a outras pessoas. A única possibilidade de mudança é no caso de falecimento da pessoa que detém os Certificados de Aforro.

E, nesse caso, são os herdeiros responsáveis pela amortização ou transferência nominal. Enfim, vamos ver quanto rendem os Certificados de Aforro?

Quanto rendem Certificados de Aforro?

Primeiramente, vejamos como o juro é calculado. A taxa base de juros que regula os Certificados de Aforro é a Euribor. 

Assim, como o investimento é trimestral, o valor da Euribor é a média dos três meses referentes ao investimento.

Além disso, acrescenta 1% a média. Pronto, assim você tem o valor do juros dos seus Certificados de Aforro. Ou seja, esse é um investimento de rentabilidade flexível. 

imagem com duas pessoas segurando uma chave de uma casa em mãos ao pesquisar tudo sobre fundos imobiliários

Tudo sobre Fundos de Investimento Imobiliário

Quer saber tudo sobre Fundos de investimento imobiliário? Então você está no lugar certo. Confira, hoje, como eles funcionam e as vantagens em apostar neles!

Aliás, esse valor não pode ser superior a 3,5% nem inferior a 0%. Ou seja, você sempre lucrará. Ademais, ao fim de cada trimestre, sua taxa de juros do período é adicionada ao montante. 

Assim, gerando um investimento de maior valor e consequentemente gerando mais lucro no trimestre seguinte.  Ou seja, esse é um sistema de capitalização de juros.

Permanência

Além disso, como dito anteriormente, você ganha prêmios de permanência. Esse valor é adicionado à taxa base.

Por exemplo, do segundo ano até o quinto, você ganha mais 0,5%. Já do sexto ao décimo ano, ganha mais 1%.

Ou seja, quanto mais tempo você deixar seu dinheiro investindo no período de 10 anos, mais você ganha.

Ademais, cada unidade de Certificado vale um euro. Contudo o mínimo de investimento é de 100 €. Enquanto isso, o máximo pode chegar a 250.000 € por Conta Aforro!

Como subscrever Certificados de Aforro?

Pessoa usando celular e notebook com seta de gráfico apontando para cima
Veja como subscrever! Fonte: AdobeStock.

Quer saber como adquirir seus novos Certificados e começar a investir? Então saiba que é muito fácil adquirir os Certificados de Aforro e realizar seu investimento.

Além disso, você pode fazer sua subscrição a qualquer momento, dependendo apenas dos horários de atendimento.

Aliás, não há taxas para o procedimento de subscrição, o que é um ótimo investimento. 

E, como dito, qualquer um pode subscrever a qualquer momento, mas onde você pode fazer esse processo? São duas formas bem simples, presencial e virtual!

Presencial

A primeira forma de você subscrever pode ser através de qualquer estação dos CTT. Assim, você precisa apresentar um documento de identificação e um número de contribuinte.

Além disso, você deve ter uma Conta Aforro, que também pode ser aberta em um balcão do CTT ou do IGCP.

Assim, você deve associar sua conta bancária onde é vinculado o resgate e os pagamentos.

Online

Por outro lado, é possível fazer o processo virtualmente. Para isso, você já deve possuir a sua Conta Aforro.

Então, basta entrar no sistema AforroNet, disponibilizado pelo IGCP. Assim, basta realizar seu cadastro e pode gerenciar totalmente a compra de Certificados de Aforro.

Desse modo, você não depende do horário de funcionamento dos balcões para subscrever.

Ademais, nesse sistema também é possível você gerenciar seus dados, alterando endereços e conferindo sua carteira a qualquer momento.

Conclusão

E então? Gostou de saber o que são e quanto rendem os Certificados de Aforro? Não perca essa oportunidade e faça seus investimentos.

Mas, como dissemos, é importante que você tenha uma Conta Aforro. Quer saber como você pode subscrever a essa conta?

Preparamos um passo a passo perfeito para você entender melhor como funciona esse processo. Clique no link abaixo e descubra como começar seu investimento o quanto antes!

Logo eportugal com fundo verde

Como subscrever em uma Conta Aforro?

Ter uma Conta Aforro é a chave para começar seus investimentos de forma segura. Veja como fazer para subscrever e abrir a sua o quanto antes.

Em Alta

content

Cartão N26 Metal ou N26 You: qual o melhor?

Cartão N26 Metal ou N26 You? Ambos possuem bandeira Mastercard e cobertura internacional, mas também têm suas diferenças. Compare aqui!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito MediaMarkt

O cartão de crédito MediaMarkt conta com vários benefícios, como cashback, além de ter cobertura dentro e fora de Portugal. Saiba mais!

Continue lendo
content

Como aplicar a vaga de estafeta no Glovo?

Saiba como se aplicar a vaga de estafeta do Glovo. Basta possuir um telemóvel e fornecer alguns dados no sítio para manifestar seu interesse!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o Crédito Habitação para Jovens Novobanco!

O Novobanco apresenta o crédito Habitação para Jovens. Com ele, você pode financiar sua própria casa com descontos e vantagens exclusivas.

Continue lendo
content

Como aderir ao cartão Vila Galé Premium: programa de fidelidade!

Como aderir ao cartão Vila Galé Premium, a melhor opção para frequentadores da rede de hotéis? É simples e pode ser feito pela internet!

Continue lendo
content

Como abrir conta na Caixa Geral de Depósitos?

Quer acessar produtos e serviços da CGD? Então confira como abrir conta na Caixa Geral de Depósitos sem sair de casa, com conforto a seguir!

Continue lendo