Educação Financeira

Aprenda como perceber a FIN do cartão de crédito

Saber como perceber a FIN do cartão de crédito é muito importante para fazer boas escolhas e para obter mais informações sobre o produto. Saiba como obtê-la!

Anúncios

O que é FIN do cartão de crédito?

iimagem com uma pessoa anotando os dados do fin do cartão de crédito
Conheça o FIN do cartão de crédito. Fonte: Pexels

Perceber a FIN do cartão de crédito é indispensável ao contratar o produto financeiro. O acesso a ela é garantido pelas leis e pelo Banco de Portugal.

A FIN corresponde à Ficha de Informação Normalizada e é um documento que reúne uma série de informações relevantes sobre as transações.

Esse documento é como se fosse um resumo da contratação de crédito. Ele informa taxas e juros, contratante e contratado e condições que se aplicam à transação.

Celular com logo do Millennium bcp

Como participar do programa Millennium Prestige?

Veja como participar do programa Millennium Prestige e garanta acesso a uma série de vantagens, como descontos, isenção de taxas e mais!

Com isso, o documento também indica todas as regras que se aplicam à transação e quais são as penas para o desrespeito a elas.

Dessa forma, o contratante dos serviços financeiros passam a ter em mãos todos os dados relevantes sobre o eles.

A FIN do cartão de crédito esclarece e formaliza as regras que definirão a relação. Por exemplo, indicará se há dispensa de taxas ou quais são elas, tarifas, comissões, etc.

Quais são as informações da FIN do cartão de crédito?

São várias as informações que estão presentes neste documento. Dentre elas estão montantes de comissões de reembolso, juros TAN e TAEG.

Também, a MTIC, que é o Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC), que indica todas as suas despesas com o produto. 

Outras informações presentes no documento são eventuais tarifas adicionais, bem como os juros imputados em caso de atraso no pagamento da fatura.

A FIN do cartão de crédito também traz informações de como resolver conflitos (como é o caso de previsão de inadimplemento). 

Como perceber a FIN do cartão de crédito?

A FIN do cartão de crédito deve ser informada ao consumidor depois da aprovação dele para aquele produto. Ou seja, antes da assinatura do contrato.

É como se ele recebesse, antes do ato final (assinatura do contrato) um resumo com todas as informações sobre o funcionamento do produto financeiro e as regras aplicáveis.

Aprenda como interpretar a FIN do cartão de crédito

São várias as informações que compõem a Ficha de Informação Normalizada e, por isso, é importante saber como interpretá-las.

Elementos de identificação

Essa primeira informação se refere à identificação do banco que concede o cartão. Assim, ali estará seu nome, endereço e contato. Dessa forma, poderá incluir informações de intermediadora de crédito, caso exista.

Características do crédito

A próxima informação existente na FIN do cartão de crédito é sobre as características do produto. Assim, traz os seguintes dados:

  • Tipo de crédito;
  • Finalidade do crédito;
  • Montante total disponível (limites);
  • Condições do contrato;
  • Prazo para quitação;
  • Garantias de reembolso de crédito;
  • Prazos de reembolso de crédito.

Custo do crédito

Continuando com as informações da FIN do cartão de crédito, também temos o custo de crédito. Aqui estarão disponíveis as taxas, tarifas e outros dados relevantes.

Confira algumas delas:

  • Taxa de manutenção (anuidade);
  • Comissão de abertura de crédito;
  • TAN e TAEG;
  • Contratos adicionais;
  • MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor);
  • Taxas e tarifas aplicáveis por atraso/falta de pagamento.

Outros aspectos jurídicos

A FIN do cartão de crédito também traz informações sobre questões jurídicas. Veja alguns:

  • Prazo de validade do contrato;
  • Direitos de revogação do contrato;
  • Rejeição de pedido;
  • Cópia de contrato;
  • Validade do pedido;
  • Condições do contrato;
  • Regras principais;
  • Punições para quem não cumprir as regras contratuais;
  • Leis aplicáveis;
  • Canal de atendimento para eventuais litígios ou negociações.

FIN  x FINE de crédito

Muitas pessoas confundem a FIN e a FINE e as entendem como sinônimos. Todavia, elas não são equivalentes.

Enquanto a FIN é a Ficha de Informação Normalizada, a FINE é a Ficha de Informação Normalizada Europeia.

Ademais, a FIN tem relação com o crédito para o consumo (crédito pessoal, automóvel, cartão de crédito), a FINE se volta ao crédito habitacional.

Apesar dessa diferença, ambas têm a mesma função: informar os detalhes sobre a proposta de crédito. Assim, reúnem informações sobre todos os aspectos importantes.

FIN de cartão de crédito é igual ao contrato?

Não! A FIN é uma ficha de informação e serve para fins informativos, portanto. É claro que o contrato se baseará nesses dados e os repetirá, contudo são coisas diferentes.

A FIN é concedida antes da assinatura do contrato. Contudo, ela serve como uma informação final ao cliente antes que ele realmente assine o contrato de crédito.

Assim, note que você pode desistir da contratação ao obter a FIN do cartão de crédito. Do mesmo modo, pode compará-la às condições de outros cartões do mercado.

Qual é a importância da FIN do cartão de crédito?

imagem de duas pessoas pesquisando sobre as informações do fin do cartão de crédito
O que você precisa saber sobre o FIN do cartão de crédito. Fonte: Pexels

Por fim, não deixe de conferir, abaixo, a importância da Ficha de Informação Normalizada! Assim, saiba porque analisar o documento e como ele ajuda você.

Informações completas

Primeiramente, a FIN do cartão de crédito é importante por reunir informações relevantes à contratação do produto financeiro.

Afinal, a obtenção não pode se dar como uma assinatura em um cheque em branco. Por isso, a Ficha reúne todos os dados que serão relevantes para uso do cartão.

Formalização de proposta

O segundo ponto que faz da FIN do cartão de crédito tão importante é que ela formaliza uma proposta. Ou seja, ela limita o contrato e o direciona.

Com isso, você sabe o que esperar do cartão. Também, conta com um comprometimento do banco quanto às condições e benefícios aplicáveis.

Todavia, por conta das informações dela, o banco deverá respeitar as taxas, tarifas e outros aspectos de acordo com o formalizado na FIN.

Possibilidade de comparação com outras propostas

A FIN do cartão de crédito também é um excelente documento para comparar diferentes ofertas de cartões, pois ela reúne e resume vários dados relevantes.

Com ela, encontre a melhor proposta de acordo com as melhores condições disponíveis!

Por fim, caso queira conhecer um programa de recompensas, veja a seguir o Programa Millennium BCP.

Pessoa usando celular com logo Millennium BCP

Como participar do programa Millennium BCP Rewards?

Descubra como participar do Millennium BCP Rewards, o programa que valoriza o seu dinheiro e te ajuda a economizar!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão EuroBic Gold ou Millennium BCP Gold: qual o melhor?

Tanto o cartão EuroBic Gold como o Millennium BCP Gold têm vantagens robustas. Conheça as diferenças entre os dois e decida qual é o melhor!

Continue lendo
content

Rendimento Social de Inserção: o que é?

Descubra agora mesmo o que é o Rendimento Social de Inserção. Este é um benefício para auxiliar pessoas em estado de carência grave!

Continue lendo
content

Cartão TAP Platinum ou Bankinter Platinum: qual o melhor?

Seja o cartão TAP Platinum ou Bankinter Platinum, ambos possuem bandeira Visa internacional e vantagens exclusivas. Compare e escolha!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o Crédito Pessoal Santander?

Saiba hoje mesmo como contratar o crédito Santander sem sair de casa e sem perder tempo. Assim, tenha dinheiro para conquistar seus sonhos!

Continue lendo
content

Muuv compra e venda de carros usados: como funciona?

Veja como a Muuv funciona para você receber uma proposta de valor pelo seu carro usado e vendê-lo de forma rápida e segura!

Continue lendo
content

IRS Jovem: o que é?

Queres saber o que é IRS Jovem e como solicitar? Pois esse é um benefício para todos os jovens que querem isenção parcial no Imposto!

Continue lendo