Educação Financeira

Estratégia Nacional para Pagamentos a Retalho

Conheça mais sobre a Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho. Essa é uma medida realizada pelo Banco de Portugal para transformar o mercado de pagamentos até 2025. Descubra as inovações trazidas por esta medida!

Anúncios

Testemunhe a evolução dos pagamentos de retalho! A Estratégia Nacional para 2025 promete uma jornada de inovação e conveniência

Digital banking transfer money to e wallet. Smartphone using mobile app arrange payment to wallet. Financial technology.
Estratégia Nacional para Pagamentos a Retalho, Fonte: AdobeStock

Portugal está no caminho da mudança e da inovação tecnológica com a Estratégia Nacional para Pagamentos a Relhado de 2025! Essa é uma medida que foi anunciada à pouco tempo pelo Banco de Portugal.

A mudança prevê algumas alterações a serem realizadas nos próximos dois anos e que pretendem mudar a forma de realizar pagamentos e transações bancárias de todos os cidadãos.

Homem segurando carteira, em frente a um notebook. Simbolizando como fazer crédito de alto valor

Consiga um crédito de alto valor: veja como fazer uma solicitação

Precisando de dicas de como fazer um crédito de alto valor? Então saiba que você está no lugar certo! Confira como conquistar o dinheiro do qual você precisa para seus sonhos, seja uma casa, veículo novo ou viagem!

Então, imagine um cenário onde a conveniência é elevada a um novo patamar, a inovação tecnológica é a norma e a segurança é impenetrável. Neste panorama fascinante, cada transação se torna uma experiência extraordinária.

Curioso? Continue a ler para desvendar os detalhes de uma mudança que promete impactar cada compra e transação. Assim, prepare-se para a evolução dos pagamentos de retalho. Este é apenas o começo!

Quais são os principais objetivos da Estratégia Nacional para Pagamentos a Retalho em Portugal?

Primeiramente, é bom apontar que essa é uma medida que dá continuidade à Estratégia Nacional Horizonte 2022. Assim, o objetivo é melhorar e facilitar a vida financeira dos portugueses.

Além disso, um dos maiores objetivos é melhorar a segurança, evitando fraudes nas transações bancárias. Então, existem quatro vetores de desenvolvimento definidos para facilitar o diálogo em relação às medidas.

Proximidade e Transparência

A ideia deste vetor é realizar ações para aumentar o conhecimento geral da população acerca das soluções de pagamento e outras medidas relacionadas a este contexto. Assim, pretende-se realizar desenvolver conteúdos informativos.

Isso pode ser obtido através de eventos, divulgação ampla, melhorando a transparência das ações, entre outras.

Inovação e Eficiência

Nesse caso, o Vetor II busca simplificar e promover pagamentos, especialmente eletrônicos e imediatos. Alargando as formas de pagamento para estrangeiros e cidadãos.

A maior mudança nesse caso é a criação da possibilidade de realização de transferências bancárias por meio do número do telemóvel da outra pessoa. Ou, em caso de empresa, do seu número de contribuinte (NIPC).

Segurança e Usabilidade

O terceiro vetor está relacionado à segurança e pretende-se melhorar a dinâmica do usuário com a forma de pagamento. Assim, para evitar fraudes será possível verificar o usuário destino de uma transação.

Além disso, serão realizadas iniciativas para informar a população sobre fraudes e como manter sua conta e suas transações financeiras seguras.

Resiliência e Sustentabilidade

Cropped shot of an african-american young woman using smart phone at home. Smiling african american woman using smartphone at home, messaging or browsing social networks while relaxing on couch
Testemunhe a evolução dos pagamentos de retalho! A Estratégia Nacional para 2025 promete uma jornada de inovação e conveniência. Fonte: AdobeStock

Para o quarto vetor, será feito o esforço de encontrar situações e circunstâncias para diminuir as possibilidades de impacto ambiental proveniente dessas operações financeiras.

Além disso, todos os sistemas serão estudados para garantir a eficiência e funcionalidade das medidas aplicadas!

Como a Estratégia Nacional impacta as transferências bancárias via telemóvel?

Essa é uma das questões que mais tem levantado debate entre os cidadãos. Agora, será possível realizar pagamentos e transferências diretamente para a pessoa ou empresa em questão apenas com o número do telemóvel.

Dessa maneira, será possível encontrar o contato salvo no seu telefone e realizar o envio do dinheiro. Além disso, para intensificar a segurança, antes de finalizar a transação, é possível ver o nome do titular da conta.

Ou seja, as transferências ficam mais seguras e protegidas, pois é possível confirmar ou negar a transação caso não identifique quem é o titular da conta selecionada a partir do número do telemóvel.

Quais são os benefícios esperados da implementação dessa Estratégia Nacional?

Podemos apontar 9 mudanças eficientes com a implementação da Estratégia Nacional para Pagamento a Retalho 2025. Assim, venha conferir a lista e descobrir como sua vida poderá ser mais simples.

Logotipo Governo de Portugal, através do qual é possível solicitar Auxílio Filho

Conheça o Auxílio Filho: garanta assistência nos momentos delicados!

O Auxílio Filho é um benefício previdenciário que se volta aos trabalhadores portugueses. Afinal, ele evita perdas salariais por falta ao trabalho em razão de doença. Saiba mais e veja como solicitá-lo!

Pagamento eletrónico

A estratégia prevê que se mude a legislação, obrigando todos os bancos e instituições financeiras a criarem ao menos uma possibilidade para os clientes realizarem pagamentos eletrónicos.

Transferências pelo celular

Como já informamos acima, a mudança prevê que apenas com o número do telemóvel já seja possível realizar uma transferência entre contas de quaisquer bancos, sem contar com o auxílio do MB Way.

Pagamentos facilitados

Aliás, o Banco de Portugal pretende facilitar as formas de pagamento de contas e dívidas relacionadas ao Estado, seja para indivíduos ou empresas. Assim, para isso serão criados mecanismos eletrônicos que garantem a acessibilidade ampla!

Telemóvel

Pretende-se facilitar todas as transações por aplicações e nos aparelhos telemóveis, deixando todo o sistema mais dinâmico e seguro.

QR Code

Análise para criação de uma padronização do uso de QR Code para transferências e pagamentos imediatos, facilitando as compras a níveis nacionais!

Euro Digital

Nesse ponto dPensando na possibilidade do Banco Central Europeu decidir e avançar na emissão do Euro Digital, a Estratégia Nacional prevê facilitar e estudar a implementação dessa inovação em Portugal.

IBAN

I shouldve been working from home all along. Shot of a young businessman using his laptop while working from home.
Estratégia Nacional para Pagamentos a Retalho. Fonte: AdobeStock

Não precisa mais temer na hora de transferir com o IBAN. Muitas vezes o código errado ou fraudes eram comuns nessas situações.

Agora, para garantir mais segurança, será possível identificar a identidade da conta destino e seu titular. Ou seja, será possível confirmar sua transação antes de finalizá-la!

Fatura

Elaboração de soluções para facilitar o acesso a faturas digitais, especialmente em transações com entidades públicas!

Quais são os próximos passos da Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho?

Os próximos passos da Estratégia Nacional para Pagamento de Retalhos é realizar os estudos e as aplicações mencionadas até o ano de 2025. Assim, nesses próximos 2 anos diversas mudanças devem ser observadas no cenário português.

Vale destacar que todos esses pontos estiveram sob consulta de entidades pertinentes durante vários meses de 2023, deixando com que as medidas sejam mais eficientes e diretas!

Alternativa recomendada: Segurança Social Direta!

Agora que sabe todos os detalhes sobre como vai funcionar a Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho, não perca a oportunidade de participar desse benefício exclusivo para todos!

Por outro lado, já deve ter ouvido falar da Segurança Social Direta. Aliás, esse é um sistema virtual do órgão fundamental do país, que gere diferentes áreas, como as prestações de auxílios sociais!

Assim, com esse serviço virtual não há a necessidade de sair de sua morada e se dirigir pessoalmente para um balcão da Segurança Social. Além disso, pode descarregar diferentes tipos de declarações.

Então, quer conferir um guia completo sobre o funcionamento da SSD? Preparamos uma postagem exclusiva a seguir, onde pode checar os detalhes mais importantes e solicitar os serviços que mais precisa!

Segurança Social Direta

Guia da Segurança Social Direta

A Segurança Social Direta é fundamental para entrar e acessar os seus direitos trabalhistas! São diversos serviços disponíveis pela internet!

Em Alta

content

Cartão Caixa pré-pago ou Stream: qual o melhor?

Seja o cartão Caixa Pré-pago ou Stream, ambos contam com benefícios incríveis, como bandeira Visa e mais. Compare e escolha o seu!

Continue lendo
content

Conta Bankinter ou conta digital Banco Best: qual o melhor?

A conta Bankinter requer movimento mensal enquanto a conta digital Banco Best não apresenta rendimentos. Dentre as duas, qual a melhor? Veja!

Continue lendo
content

Programa Apoiar Gás 2022: o que é?

Se sua dúvida é sobre o que é o Programa Apoiar Gás 2022, saiba que este projeto custeia parte do gasto de empresas com a conta do gás.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão Mobilidade Galp Electric: acelere para o futuro limpo!

Aproveite 16% de desconto e outros benefícios no carregamento do seu automóvel elétrico com o Cartão Mobilidade Galp Electric!

Continue lendo
content

Empréstimo Urgente: como aderir com as melhores soluções para ti!

Aderir ao Empréstimo Urgente é ótimo para quem precisa de crédito pessoal rápido, sem burocracia e com as melhores taxas do mercado!

Continue lendo
content

Como fazer o cartão Leroy Merlin?

Se você está com dúvidas de como solicitar o cartão Leroy Merlin, aqui você vai aprender a solicitar por app e nas lojas físicas. Veja!

Continue lendo