Dicas

Autorização de Residência: o que é e como pedir?

A Autorização de Residência, ou AR, é um documento para a permanência de estrangeiros em território português. Descubra como ele funciona e quais são as regras para solicitar!

Anúncios

Descubra o que é a Autorização de Residência

Família sentada no chão com caixas em volta
Veja tudo sobre o documento! Fonte: Pexels.

Se você pretende permanecer um tempo morando em Portugal, seja apenas por um tempo ou indefinidamente, precisa obter uma Autorização de Residência.

Assim, esse é o documento legal que funciona como uma identificação de estrangeiros que moram no país. Aliás, você precisará da sua AR, como é chamada, para poder viajar para outros países da União Europeia!

Jovem feliz rodeada de caixas de mudança

Como solicitar Autorização de Residência: não perca tempo!

Solicitar a Autorização de Residência pode ser um processo um pouco burocrático, mas é indispensável para a sua permanência em Portugal. Tire suas dúvidas de como acessar.

Ou seja, é imprescindível ter esse documento e renová-lo conforme o tempo requerer. Além disso, existem dois tipos de Autorização de Residência: a temporária e a permanente.

Ademais, essa autorização é emitida pelo SEF, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do governo português. Venha saber mais!

Como funciona a Autorização de Residência?

Passaporte aberto com carimbos
Afinal, como funciona? Fonte: Pexels.

Primeiramente, como o próprio nome diz, a Autorização de Residência oficializa a sua legalidade em Portugal. Então, você deve obter uma assim que estiver em território português e pretender permanecer por algum tempo.

Aliás, caso você esteja presente em Portugal com visto de trabalho, pode realizar a atividade profissional enquanto aguarda a emissão da AR!

Assim, vale apontar que existem dois tipos de AR, a temporária e a permanente. Vamos entender um pouco mais sobre cada uma?

ART e ARP

Ou seja, no caso da Autorização de Residência Temporária (ART), você pode permanecer no país por uma temporada determinada, normalmente de um ano, mas renovável por períodos de dois anos.

Por outro lado, a Autorização de Residência Permanente (ARP), te concede o direito de permanecer em Portugal indefinidamente. Contudo, preste atenção, até quem tem a AR permanente deve fazer a renovação.

Isso acontece porque este é um documento e, como a maioria dos documentos, tem uma data de validade. Mas, fique tranquilo, isso não significa que perderá sua residência permanente!

Quem tem direito a Autorização de Residência?

Qualquer cidadão estrangeiro que cumpra alguns requisitos tem o direito de solicitar a AR. Aliás, vale destacar que você deve fazer a solicitação quando estiver em Portugal através do SEF!

Além disso, para cada objetivo, como, estudo, trabalho, investimento, a AR terá um requisito e valores diferentes. Assim, veja o que você precisa para fazer sua solicitação:

  • Visto de residência válido;
  • Estar em território português;
  • Ter meio de subsistência;
  • Alojamento;
  • Ter um NISS;
  • Não ter condenação de pena privativo de mais de um ano;

Como solicitar a AR?

Entendeu como funciona a Autorização de Residência? Ela é fundamental para sua permanência em Portugal. Mas, a solicitação e renovação da sua AR é um processo bem simples!

Caso você já esteja em território português, é importante solicitar sua AR o quanto antes. Assim, isso deve ser feito presencialmente nos balcões do SEF!

Quer saber como proceder no momento da sua solicitação? Então, fique calmo, preparamos um passo a passo sob medida para você sanar todas as suas dúvidas.

Assim, para ter todas as informações e fazer sua solicitação com cuidado, clique no link abaixo!

Jovem feliz rodeada de caixas de mudança

Como solicitar Autorização de Residência: não perca tempo!

Solicitar a Autorização de Residência pode ser um processo um pouco burocrático, mas é indispensável para a sua permanência em Portugal. Tire suas dúvidas de como acessar.

Sobre o autor  /  Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão de crédito Depois BBVA Classic

Com bandeira Visa internacional e fácil adesão online, o cartão de crédito Depois BBVA Classic é prático e vantajoso. Saiba mais!

Continue lendo
content

Cadastro NISS Digital: O que é e como pedir?

Todo cidadão estrangeiro que mora em Portugal deve fazer seu cadastro digital NISS. Assim, pode usufruir de todos os direitos trabalhistas!

Continue lendo
content

Cartão de mobilidade elétrica: como funciona?

Possuir o cartão de mobilidade elétrica é a única forma de carregar o teu automóvel elétrico em postos públicos, então saiba como funciona!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Banco CTT: saiba como a instituição funciona e os principais serviços disponíveis

O banco CTT oferece linhas de crédito, seguros, opções de investimento e muito mais para seus clientes. Conheça tudo sobre o banco aqui!

Continue lendo
content

9 sites para alugar casas em Portugal: encontre um lar

Quais os melhores sites para alugar casas em Portugal? A lista é grande, mas leva em conta o valor, local e condição do imóvel para arrendar!

Continue lendo
content

Cartão CA Seguros: exclusivo para clientes Crédito Agrícola!

O Cartão CA Seguros é uma opção para clientes do Seguro Crédito Agrícola. Ele possui sistemas de segurança e flexibilidade de pagamento.

Continue lendo