Dicas

Como gerenciar as despesas escolares?

A volta às aulas acompanha uma série de contas que podem pesar no orçamento. Veja como gerenciar as despesas escolares e confira dicas práticas!

Anúncios

Veja dicas práticas de como gerenciar as despesas escolares

estudante com mochila nas costas e livros e cadernos na mão
Saiba como gerenciar as despesas escolares. Fonte: Unsplash.

Gerenciar as despesas escolares é tão importante quanto fazer a gestão de suas outras obrigações financeiras. Portanto, é importante ficar de olho nelas.

Afinal, são vários os gastos que podem decorrer dos estudos. Além das mensalidades, existem os materiais escolares, transporte, alimentação nas cantinas e outros.

Mão de adulto envolvendo a mão de um bebê, simbolizando a importância de solicitar Auxílio Filho

Como solicitar o Auxílio Filho?

Saiba em detalhes como solicitar o Auxílio Filho e ganhar indenização e reposição pelas horas e salário perdidos!

Por isso, tê-los sob a sua gestão ajuda você a controlá-los, bem como a se organizar para que eles caibam no seu orçamento.

Abaixo, confira dicas de como gerenciar as despesas escolares com praticidade. Também, veja dicas para economizar nelas!

Aprenda como gerenciar as despesas escolares e economize

Confira 4 passos essenciais para quem deseja fazer a gestão de despesas escolares com eficiência.

Tenha todos os gastos na ponta do lápis

O primeiro passo para gerenciar as despesas escolares é ter todos os gastos na ponta do lápis. Considere dentre eles:

  • Valor de matrícula;
  • Mensalidades;
  • Materiais escolares;
  • Despesas com transporte para assistir às aulas;
  • Despesas com alimentação, etc.

Solicite recibos para todos os pagamentos

Sempre que você fizer um pagamento de alguma despesa escolar, especialmente de mensalidades  e custos de alimentação, peça o recibo.

Ele é importante especialmente por dois fatores. O primeiro é ajudar na gestão e mapeamento das suas despesas.

O segundo, por sua vez, refere-se à possibilidade de deduzir gastos escolares do IRS, conforme veremos mais adiante.

Faça a programação a longo prazo

Uma programação a longo prazo pode ajudar muito na tarefa de como gerenciar despesas escolares. Com isso, você pode ter mais consciência de todos os gastos.

Ainda, você pode visualizar maneiras de economizar. Por exemplo, existem instituições que oferecem descontos para pagamentos trimestrais ou semestrais.

Além disso, ao se programar você não deixa que despesas variáveis ou periódicas – como taxas de matrícula ou novos materiais – passem despercebidos.

Saiba quando gastos superiores e adicionais são necessários

O quarto passo para gerenciar as despesas escolares é considerar os gastos adicionais. Por exemplo, reposição de materiais e uniformes.

Como economizar com as despesas escolares

Ao gerenciar suas despesas escolares você também pode encontrar maneiras inteligentes de economizar! Confira, abaixo, dicas para isso.

Aproveite promoções

Busque fazer suas compras de materiais escolares, uniformes e afins, em épocas promocionais.

Muitos estabelecimentos aproveitam o retorno às aulas para oferecer promoções e descontos. Assim, faça uma pesquisa de mercado antes de sair às compras.

Compre apenas o necessário

Outro ponto importante é comprar apenas o necessário. Não há necessidade de vários materiais iguais ou para fins que sequer se relacionam com as aulas.

Desse modo, espere que algo termine para buscar comprar um novo. Muitas vezes a durabilidade de um material é muito maior do que a esperada.

Reutilize o que você já tem

Sobraram materiais do último ano letivo? Então veja quais ainda estão em condições de uso!

Por exemplo, você pode reutilizar mochilas, estojos, lápis e canetas que ainda estejam bons. Igualmente, blocos de notas, fichários, réguas e outros materiais.

Outra possibilidade, também, é reaproveitar materiais usados de outros alunos, quando livros ainda estão em boas condições e são compatíveis com o programa de ensino.

Existem vários fóruns online, bem como trocas em redes sociais, que colocam os alunos que tenham interesse nesse comércio em contato.

Desse modo, busque saber mais sobre ele e veja se não é uma oportunidade de economizar!

Peça dedução de IRS

Por fim, nossa última dica para alcançar economia nas despesas escolares é aproveitá-las para requerer dedução delas no IRS.

Com isso, você tem a obrigação de pagar menos taxas de impostos ao poder público, uma vez que encontra descontos decorrentes dos gastos educacionais. Confira, abaixo, como funciona!

Como funciona a dedução de IRS para despesas escolares?

imagem com um estudante pensando em Como gerenciar as despesas escolares
Aprenda como gerenciar as despesas escolares. Fonte: Unsplash

Segundo a lei portuguesa, cada agregado familiar tem o direito de deduzir até 30% das despesas decorrentes de fins educacionais do IRS. O desconto tem limite de 800 euros. 

Essa dedução pode ocorrer dos gastos promovidos com a educação de qualquer um dos membros da família.

Aliás, saiba que essas despesas podem se referir às de educação infantil, universitária ou de especialização.

Igualmente, em educação em línguas estrangeiras, música e teatro. Desse modo, não se refere apenas à educação tradicional.

Todavia, para que os gastos sejam passíveis de dedução no IRS, eles devem estar relacionados a estabelecimentos de ensino que integrem o sistema nacional de educação.

Ou, então, que tenham reconhecimento dos fins educacionais pelos ministérios competentes.

Confira alguns exemplos de despesas que permitem a dedução no IRS:

  • Mensalidades de creches ou jardins-de-infância, escolas e universidades;
  • Manuais e livros escolares necessários para acompanhamento das aulas;
  • Materiais escolares gerais (por exemplo: cadernos, fichários, lápis, canetas, etc.), quando comprados na livraria da escola ou instituição de ensino;
  • Despesas com refeições em cantinas e estabelecimentos de alimentação presentes dentro das unidades de educação;
  • Valores do aluguel necessário para que o aluno possa se manter na escola, quando ele é proveniente de outra região e precisou se mudar;
  • Taxas de inscrição e de matrícula;
  • Despesas com amas.

Todas as deduções necessitam de recibo, cabe ressaltar. Portanto, busque sempre tê-lo em mãos, pois é ele que comprova a origem das despesas.

O que não pode ser deduzido do IRS?

Por outro lado, existem algumas despesas que, ainda que sejam decorrentes da educação, não permitem a dedução nos impostos.

Por isso, veja alguns exemplos:

  • Materiais escolares quando comprados em supermercados ou outros estabelecimentos que não correspondam às livrarias internas das instituições escolares;
  • Materiais de natureza eletrônica e informática;
  • Roupas e calçados para prática de educação física;
  • Materiais e instrumentos musicais.

Portanto, ainda que seja possível deduzir despesas de natureza escolar no IRS, não são todas. Sendo assim, para garantir o máximo de economia, busque comprar materiais dentro das livrarias das instituições de ensino.

E, caso queira saber sobre o crédito habitação CTT como forma de conquistar a sua casa própria, é só acessar o conteúdo abaixo. Clique e confira!

contratar Crédito Habitação CTT

Como contratar o Crédito Habitação CTT?

O Crédito Habitação CTT conta com condições especiais e descomplicadas que ajudam você a conquistar o sonho da casa própria. Confira como contratá-lo!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o Crédito consolidado Cetelem?

Organizar as finanças e conseguir um dinheiro extra para nos projetos é possível com o crédito Cetelem. Aprenda o passo a passo e o contrate.

Continue lendo
content

MB WAY: A Revolução do Banking Digital em Portugal

Descubra o MB WAY, a inovadora solução de banking digital que está transformando a forma como os portugueses realizam transações financeiras.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Cetelem Black Plus?

Aprenda aqui o passo a passo de como solicitar o cartão Cetelem Black Plus e aproveite as vantagens, como programa de cashback e mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito NB Verde Dual?

Confira o passo a passo de como solicitar o cartão NB Verde Dual e, assim, garantir um cartão de crédito com duas bandeiras e sem anuidade!

Continue lendo
content

Conheça a criptomoeda Bitcoin: o que é e quanto vale?

Descubra o que é a criptomoeda Bitcoin e saiba se vale a pena o investimento na moeda digital mais famosa do mundo! Acompanhe aqui.

Continue lendo
content

Como contratar o Crédito Habitação CTT online?

Contratar o Crédito Habitação CTT é simples e rápido. Veja como fazer a simulação e a proposta e aproxime-se da casa própria!

Continue lendo