Educação Financeira

Guia completo: Abrir conta em um banco de Portugal

Venha descobrir como é o processo de abertura de uma conta em um banco em Portugal, seja estrangeiro ou cidadãos portugues, todos podem abrir sua conta de modo simples, rápido e fácil.Saiba os documentos necessários, requisitos, procedimentos e escolha seu banco!

Anúncios

Descomplicamos o caminho para a tua conta bancária em Portugal – Venha abrir as portas para o seu futuro financeiro!

Young caucasian woman wear purple shirt white t-shirt casual clothes using mobile cell phone hold credit bank card do online shopping order delivery booking tour isolated on plain orange background
Guia completo: Abrir conta em um banco de Portugal. Fonte: AdobeStock

Abrir uma conta em algum banco de Portugal pode ser mais simples do que imagina! Esse é um processo que todo mundo que mora e pretende ter uma certa independência financeira, precisa realizar.

Uma conta bancária facilita transações, pagamento de contas, acesso a cartões, serviços financeiros e muito mais, sendo fundamental para a estabilidade e comodidade. Inclusive, tendo trabalho ou não.

Selective focus credit card payment with close up shot.

Descubra os segredos dos juros do cartão de crédito e como economizar dinheiro!

Um cartão de crédito pode ser uma boa vantagem para fazer compras virtuais, no estrangeiro e ainda caso precise gastar um grande montante de apenas uma vez!

Assim, seja estrangeiro ou cidadão português, o processo é praticamente o mesmo, mas alguns documentos podem ser diferentes. Então, fique atento que vamos te dar a lista de tudo que precisa nesse passo a passo.

Conheça os melhores bancos nacionais, quais são contas virtuais, diferenças entre serviços e taxas e ainda como pode abrir sua conta, o que precisa enviar e quanto de dinheiro é necessário! Não perca nenhum detalhe!

Sistema bancário português e benefício de abrir sua conta

Em Portugal, o processo de abrir uma conta bancária é relativamente simples e essencial para quem deseja usufruir dos serviços financeiros oferecidos pelo sistema bancário do país.

O sistema bancário em Portugal é robusto e diversificado, composto por bancos tradicionais, online e cooperativas de crédito. A supervisão rigorosa do Banco de Portugal garante a estabilidade e segurança do sistema.

Com uma rede bancária bem estabelecida, os bancos em Portugal oferecem uma variedade de serviços, desde contas de poupança até contas correntes, facilitando o dia a dia dos residentes e investidores estrangeiros.

Requisitos e critérios para abrir uma conta bancária em Portugal

Primeiramente, para abrir uma conta bancária em Portugal, é necessário escolher um dos mais de 30 bancos disponíveis no país. Assim, existem alguns requisitos para os quais é necessário se atentar.

Primeiramente, a maioria dos bancos aceita apenas pessoas com mais de 18 anos ou emancipados para abrir sua conta. Contudo, alguns bancos oferecem contas jovens para quem tem filhos.

Além disso, alguns bancos podem pedir um valor mínimo de renda através de um comprovante. Também é muito comum realizar um depósito inicial para abrir sua conta, mas o valor varia de banco para banco.

Documentos necessários para abrir uma conta bancária em Portugal

Happy young latin woman sitting on sofa using phone in living room.
Documentos necessários para abrir uma conta bancária em Portugal. Fonte: AdobeStock

Dessa maneira, se quer abrir sua conta num banco em Portugal, vai precisar separar alguns documentos. Caso você seja cidadão, é importante apresentar Cartão de Cidadão ou B.I. Também é fundamental apresentar o seu NIF.

Além disso, comprovativo de morada, um comprovante de rendas e o valor do depósito inicial para abertura da conta, costumam ser suficientes na maioria dos bancos em Portugal!

Por outro lado, se for estrangeiro tentando abrir uma conta já em Portugal, basta levar o seu passaporte no lugar do seu Cartão de Cidadão. Fique atento que algumas instituições colocam restrições para estrangeiros.

Opções para estrangeiros que desejam abrir uma conta em Portugal

Aliás, falando desse assunto, que tal conferirmos os bancos que oferecem as melhores vantagens e facilidades para quem é estrangeiro? Alguns bancos internacionais em Portugal oferecem ótimos cenários.

Alguns nomes famosos são Millenium, N26, Revolut, ActivoBank, Montepio, BNI, além de outros importantes. Assim, Portugal conta com opções de bancos nacionais e internacionais para quem quer abrir uma conta.

Aliás, alguns desses bancos não cobram nenhum tipo de tarifa, com N26, Revolut, ActivoBank e BNI. Além disso, o banco BIG e CTT também são sem taxa de manutenção. Aliás, algumas dessas opções são virtuais!

Bitcoin and various Crypto Currencies

Ainda vale a pena investir em Criptomoeda em 2023?

Investir em criptomoedas pode ser uma ação arriscada, mas que gera muitas possibilidades de lucro! Quer saber se essa ainda é uma boa forma de investir o seu dinheiro? Então, confira todos os detalhes a seguir!

Procedimentos e etapas para abrir uma conta bancária em Portugal

Depois de todos os pontos que já vimos, é importante fazermos um passo a passo para quem quer abrir conta no banco em Portugal. Primeiramente, é necessário pegar as informações apresentadas e buscar o banco adequado.

Confira todos os detalhes, o tipo de conta, se há taxas, que documentos devem ser enviados e se é possível realizar abertura pela internet! Por outro lado, se quiser ir presencialmente, encontre o endereço.

Assim, já vá preparado, levando a documentação necessária e com possíveis formulários preenchidos para que sua visita seja breve! Ademais, basta aguardar o banco avaliar os documentos fornecidos e abrir sua conta.

Tipos de contas disponíveis nos bancos em Portugal

Além disso, é importante que fique atento pois existem vários tipos de contas para optar na hora de abrir a sua em um banco de Portugal. Então, vamos conhecer alguns exemplos específicos.

Conta de serviços mínimos

Essa é uma conta de serviços básicos, como o nome já diz. Então, é o ideal para receber salários, fazer transferências, sacar dinheiro, fazer débitos. Como as tarifas de manutenção são baixas, elas crescem muito.

N26, Revolut, Finantia, Invest, BIG, BestBank e Activo Bank. Esses são nomes que estão livres de cobranças de taxa nesse tipo de conta.

Conta à ordem

Back to study. Happy student doing her work at home on laptop in a cosy room
Conta à ordem. Fonte: AdobeStock

Uma conta à ordem é uma conta tradicional, ou seja, é uma conta onde é possível realizar suas operações financeiras diárias de maneira tranquila. Aliás, fique atento, pois essas contas podem ter taxas de manutenção.

Assim, ao abrir uma conta à ordem num banco em Portugal você pode solicitar cartões, cheques e até mesmo pedir um empréstimo. Também é possível fazer saques na rede Multibanco.

Conta-poupança

Uma conta poupança pode não ser a melhor opção para quem quer fazer com que o dinheiro renda, isso porque as taxas de juros são muitas vezes negativas. o que pode fazer com que perca dinheiro.

Além disso, quando são positivas não são muito altas. Nesse sentido, uma conta investimento é mais interessante para quem quer que o dinheiro renda. Assim, encontre no banco que te interessa as melhores opções.

Conta investimento

Caso esteja em busca de uma conta para investir o seu dinheiro, pode considerar abrir uma conta de investimento. Nesse cenário, é possível aplicar em fundos, ações e até títulos.

Aliás, é importante pesquisar a taxa de cobrança do serviço pelo banco. Esses valores variam e vão fazer uma diferença na sua renda final.

Alternativa recomendada: Banco Big!

Seja estrangeiro ou português, agora sabe as informações mais importantes para abrir sua conta em um banco Português. Então, confira algumas das opções mais utilizadas no país, verifique os preços e separe os documentos.

Ter uma conta, seja de qual tipo for, pode te trazer muitas facilidades nas transações financeiras do dia a dia. Mas, além disso, que tal conhecer mais detalhes sobre um banco em específico?

Aqui no Senhor Cartões separamos uma opção que talvez tenha interesse em conhecer: o Banco Big! Esse é um banco digital que vai trazer diversas facilidades para o seu dia a dia com um preço em conta!

Então, descubra como abrir sua conta agora mesmo e em poucos instantes através do seu smartphone! Essa é a sua possibilidade de começar a ter uma vida financeira ativa em Portugal!

Banco Big

O que é o Banco Big? Descubra como fazer login, depósitos e muito mais

O banco Big é uma instituição portuguesa totalmente digital. Assim, faça uma série de transações financeiras exclusivas ao se tornar cliente!

Em Alta

content

O que são plataformas de simulação de crédito? Descubra tudo sobre elas!

Você sabe o que são plataformas de simulação de crédito e como elas funcionam? Confira hoje tudo sobre esse tipo de ferramenta a seguir!

Continue lendo
content

Conheça o cartão pré-pago BPI Cash

Emitido com bandeira Visa internacional, o cartão pré-pago BPI Cash facilita sua vida financeira. Descubra todas as vantagens do cartão!

Continue lendo
content

BPI Net Empresas: veja o que é, como funciona, vantagens e desvantagens

O serviço BPI Net Empresas veio para facilitar a gestão das finanças do seu negócio. Conheça mais sobre ele e como usar sem complicações!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como aderir à corretora Kriptomat?

Aderir à corretora Kriptomat é um procedimento simples e prático, feito totalmente pela internet. Veja como o ingresso é fácil!

Continue lendo
content

Conheça a corretora Binance: o que é e como funciona?

Maior plataforma de criptomoedas do mundo que facilita as transações de cripto ativos: Conheça e saiba como funciona a corretora Binance!

Continue lendo
content

Cartão de Cidadão 2023: novidades e como renovar

Em 2023 o Cartão Cidadão terá novidades. Assim, o documento será mais seguro e com design novo. Lembre-se de renovar o seu antes de vencer!

Continue lendo